sábado, 25 de fevereiro de 2012

Verdades sobre o Habib’s Poços de Caldas

O Habib's Poços de Caldas encerrou suas atividades em 2016. 



Após meses de observação este blog traz inúmeros esclarecimentos sobre alguns assuntos até então desconhecidos do público em geral. Neste post irei demonstrar como o Habib’s Poços de Caldas infringe diversas regras e leis para obter lucro de todas as formas. Leiam:


1º) Sobre os produtos:

                a) Falta de produtos: Muitas vezes você já deve ter ido ao Habib’s Poços e pediu algum produto que o garçom ou a atendente disse que o produto estava em falta, por que estava em falta se o produto está no cardápio? De acordo com a regra de número 45 do livro: “ Como administrar uma loja Habib’s ” do Alberto Saraiva, criador da rede: “Falta de produtos é inadmissível, se o cliente quer a loja deve ter.” Porém a loja Poços de Caldas não segue esta regra, vejamos o motivo:
- Toda noite a loja deve fazer o pedido dos produtos que serão vendidos no próximo dia, esse pedido é feito em conjunto com o Gerente, Chefe de Cozinha e indicações dos Sócios;
- Este pedido e enviado via internet para a Master (distribuidora dos produtos Habib’s), que no caso de Poços de Caldas a Master é a de Ribeirão Preto;
- Essa quantidade de pedidos deve garantir que não haja no outro dia falta de produtos;
- Porém por motivos a obter maior lucratividade a loja Poços de Caldas compra menos do que necessita e coloca a venda produtos com validade vencida e ou próximos da validade;
- A loja vende  todos os produtos antes de pedir mais, mesmos que os únicos produtos que a loja tenha estejam vencidos;
- Isso é bem simples descobrir, faça o teste hoje: Peça ao garçom um sachê de adoçante, sim de adoçante, ele está vencido desde o início do mês de Fevereiro de 2012, porém ainda é utilizado;
- Não é só o adoçante que está vencido, se a vigilância sanitárao verificar a loja toda encontrará: doces, hambúrgueres, pães, saladas e diversos produtos com o rótulo alterado para continuar a utilizar aquele produto.

                b) Manipulação dos alimentos: A empresa busca obter lucro de todas as formas possíveis, outra forma diz respeito a manipulação dos alimentos.
- Toda empresa que trabalhe com alimentos deve ter o máximo de cuidado com a higiene e limpeza na manipulação dos alimentos;
- A loja em questão não compra e nem exige de seus funcionários a utilização de luvas, tocas, proteção na região da boca e diversos outros meios de proteção contra a DTA: Doença Transmitida pelos Alimentos em quantidade adequada para o bom senso nesse aspecto;
- Esta também é bem simples de verificar, veja hoje: Ao entrar na loja Habib’s Poços, observe pelas janelas da cozinha, são duas visíveis: a que saem os produtos e uma atrás dos caixas, se algum funcionário utiliza luva, talvez um ou dois, mas não são todos.

2º) Sobre as finanças:

                a) Funcionários: A empresa não paga corretamente os funcionários obtendo assim mais lucro, porém com o dinheiro que por direito seria dos empregados. Leia:
- Não paga horas extras e não tem banco de horas, os funcionários da noite ficam horas depois do seu horário e mesmo assim não recebem nada a mais pelo empenho;
- Não paga corretamente o adicional noturno, o Garçom J.P.C. de 23 anos que foi demitido em novembro de 2011 disse a equipe do blog que a empresa ilude os funcionários dizendo que “mês que vem vai melhorar” mas que nunca melhora.
- Não paga corretamente os 10% do garçom, “quando entrei aqui a empresa me prometeu que 5% seria para o garçom, 3% para cozinha e os 2% restantes ficariam para a casa” disse J.P.C. que ainda completou dizendo que os cálculos não são mostrados aos garçons, e no final do mês chegava a receber apenas R$50.00 de “taxa de serviço”. Vale lembrar ao leitor que tal taxa é opcional no pagamento.
- Não existe folga no domingo, nem feriados, mesmo que os funcionários trabalhem todos os domingos e feriados, a empresa não paga no mês subsequente os dias trabalhados, tal pagamento e feito em média dois meses depois do feriado.
 - Quer fazer um teste: pergunte a qualquer funcionário do Habib’s Poços se ele recebe horas extras ou integralmente a taxa de serviço, é bem provável que a resposta seja não, exceto se o funcionário não quiser comprometer a empresa.



                b) Impostos: Está questão é tão grave quanto as outras. Comum em diversas empresas o Habib’s Poços sonega imposto parar ter sua meta de lucratividade em torno de 30%, meta alcançada no mês de dezembro de 2011. Vejamos como funciona:
- Quando o cliente pede para o garçom fechar a conta, muitas vezes o garçom verifica ou mostra na “palm” para o cliente a conta. Sendo assim o garçom leva o dinheiro ao caixa pega o troco, se tiver e entrega ao consumidor;
- Quando o garçom (a empresa o obriga a fazer) faz esse procedimento a empresa não paga o imposto referente aquela conta, uma vez que fechado a conta na “palm” não sai comprovante fiscal e o próprio programa da empresa não acrescenta como imposto;
 - Ultimamente ao pedir a conta alguns garçons já entregam o comprovante fiscal, mas não é rotina e já houve mês que clientes pediam a notinha mas a empresa não dava, dizendo que o sistema estava com problemas;
- Faça um teste: se ainda quiser comprar algo no Habib’s Poços, mesmo após ler essas verdades, ao fechar a conta observe como agirá o garçom, se ele fechará na “palm” e apenas informará o valor ou pegará um relatório de mesa com os produtos consumidos. Como disse alguns garçons já entregam o relatório.